Maternidade

Minha alimentação na gravidez

escrito por Jéssica Pachá

Eu sempre fui alguém que cuidei da minha alimentação, mas quando me descobri grávida, eu me preocupei ainda mais pois eu sabia que tudo que eu comesse contribuiria para a formação do meu bebê.

A primeira coisa que fiz foi ler todos os posts possíveis sobre a alimentação na gravidez, eu já tinha uma noção, mas dessa vez eu não podia errar. Não entrei em contato com nenhuma nutricionista por que não queria nada de cardápio e nem regras a seguir. Segundo a minha médica bom senso e atenção são suficientes para garantir uma alimentação super saudável e consequentemente o ganho de peso dentro dos padrões.

Vou separar pelos trimestres de gestação e dar algumas dicas a vocês que funcionou super bem e ainda está funcionando.


PRIMEIRO TRIMESTRE

PRIMEIRO TRIMESTRE

Esse é o nosso primeiro contato com a gravidez e as mudanças no corpo ainda são poucas, mas os hormônios e o volume de sangue circulando pelo corpo não é pouco, algumas mães passam muito mau nesse período, no meu caso eu não passei mau, não sei dizer por que não tive enjôo, me sentia muito bem, a não ser a parte que dá muito sono, eu tive um sono absurdo nesse primeiro trimestre.

Se você não está acostumada a tomar muita água, já começa a se acostumar, por que você TEM QUE BEBER AGUA! MUITA AGUA.

A ingestão de ácido fólico também foi algo que fez parte do meu primeiro trimestre e considere de muita importância para a formação do seu bebê.

E eu sempre estava comendo, de 3 em 3 horas estava com alguma fruta ou verdura picada na bolsa. Espinafre, escarola, couve, cenoura, brócolis.

Tomei durante o primeiro trimestre todo um suco verde pela manhã de limão com hortelã e couve. TODO SANTO DIA! E na parte da tarde um coco verde, também todo santo dia.


SEGUNDO TRIMESTRE

SEGUNDO TRIMESTRE

A melhor fase! Se você está nessa fase sabe do que estou falando e se você ainda não entrou, espere e acredite você vai amar essa fase. A minha energia voltou com força total, queria fazer de tudo! Me sentia a mãe super poderosa. Mas a ingestão de nutrientes também aumenta, você precisa cuidar bem de você e do seu bebê nessa fase, principalmente por que você vai querer comer muito doce. Eu não fiquei com nenhuma neura de não comer, eu me permitia comer de tudo, só não exagerava.

Nessa fase passei a tomar Omega 3, continuei com o acido folico e vitaminas e minerais. (Usei o Regenesis)

Toda grávida nessa fase tem problemas com o intestino, eu tive e para aliviar eu aumentei a ingestão de líquidos e comia ameixa, isso me ajudou bastante.

Durante esses dois trimestres eu sempre mantive meu prato com comida de verdade, arroz, feijão, carne e muitos legumes e verduras. 


TERCEIRO TRIMESTRE

A linda fase que eu estou e a mãe super poderosa perde um pouco dos poderes nessa fase, as dores voltam, o cansaço também, as idas ao banheiros são de 20 em 20 minutos. Você sente muita fome, e nessa fase eu optei por alimentos que pudessem me saciar por mais tempo. Ovos e carne. E evito tomar muito liquido perto do horário de dormir por que sei que a noite pode não ser muito agradável pelas tantas vezes que vou precisar ir ao banheiro.

Estou mais em repouso nessa fase, mas não deixei de praticar meu alongamento e agora combinei com uma natação no final da tarde, mas tudo de forma leve e adaptada para esse momento da gravidez.

Nessa fase também é comum as mães incharem bastante, eu ainda não inchei, mas cuido disso evitando o sal e fazendo alongamentos para as articulações do tornozelo.

Espero que tenham gostado e ajudado de alguma forma.

Beijos e até a próxima!

Jessica e Miguelzinho

34 semanas

Comentários

comentários

sobre a autora

Jéssica Pachá

Meu objetivo com o blog é compartilhar informações do meu modo de ver o mundo, mostrando que o que acredito está ao alcance de todos!