Pesquisa realizada em abril de 2016.
Um estudo publicado em Abril, na reunião anual da Sociedade de Endocrinologia realizada este ano em Boston, corroborou um benefício para a inclusão de proteínas do soro de leite no café da manhã em indivíduos com diabetes 2.
“Muita proteína no café da manhã, um pouco no almoço e menos no jantar é uma estratégia de sucesso comprovada para perda de peso, pois melhora a saciedade e os picos de glicose durante todo o dia em pessoas com obesidade e diabetes tipo 2″.
A principal autora do estudo foi Daniela Jakubowicz, professora de medicina na Universidade de Tel Aviv, que diz: “Os benefícios do elevado teor de proteínas no café da manhã dependem da fonte de proteína e da sua qualidade. A Whey Protein, que é um subproduto do leite durante a produção de queijo, induziu maior saciedade e redução dos picos de glicose após as refeições em comparação com outras fontes de proteína tais como ovos, soja ou atum “.
O estudo incluiu 48 pessoas com sobrepeso, obesos, diabéticos do tipo 2 com uma idade média de 59 anos. Os participantes foram instruídos a consumir muita proteína no café da manhã, uma quantidade média no almoço e muito pouco no jantar por 23 meses.
O grupos do estudo se alimentaram de shakes de proteína do soro de leite(whey), outras proteínas como ovos e atum, mais carboidratos. A Hemoglobina glicada A1C foi medida no início e no final do estudo.
O grupo que recebeu o shake de proteína do soro do leite no café da manhã apresentou menos fome, menores picos de glicose após as refeições e uma maior redução da hemoglobina A1C comparado com os outros grupos.
“A dieta da proteína de soro do leite suprime o hormônio da fome” grelina, “observou Dra Jakubowicz. “A whey protein é facilmente preparada e oferece as vantagens para um café da manhã repleto de proteínas.”
PS: A hemoglobina é uma proteína dentro das células vermelhas do sangue. Ela se liga em açúcares e transporta o oxigênio dos pulmões para as células. Quando o nível de açúcar no sangue está elevado, mais hemoglobina se liga aos açúcares. Isso produz a hemoglobina glicada, que é o que o exame de A1C mede. Os glóbulos vermelhos permanecem na corrente sanguínea por cerca de 120 dias, ou cerca de quatro meses. Medir a hemoglobina glicada mostra o que vem acontecendo ao longo deste período de tempo. Um resultado de A1C maior significa que seus níveis de açúcar no sangue têm sido elevados. Um resultado inferior indica que os seus níveis de açúcar no sangue estão provavelmente sob controle.