Oi gente, tudo bem? Algumas pessoas me mandam mensagens com algumas perguntas e sempre que recebo várias sobre o mesmo assunto eu torno essa pergunta um post, vocês podem me mandar perguntas dos diversos assuntos possíveis e o que não for da minha área algum médico ou especialista responde. ok?
Nós temos pessoas aqui de várias áreas da saúde, é só falar sobre o que vocês querem saber que em breve vai estar aqui, por que esse lugar aqui é de vocês, eu fiz para vocês.
Olá pessoal, estive um pouco sumida por conta de trabalho mas agora prometi para a Jéssica me dedicar mais para conseguir responder aos questionamentos de vocês.
A Jé me pediu para falar um pouco sobre suplementação, o que eu penso sobre isso e aqui vai minha resposta:
Quando surge a ideia de se utilizar suplementos alimentares, o primeiro conselho é que o praticante de atividade física procure uma nutricionista capacitada para responder à necessidade de se suplementar, ou não, e de que maneira. Muitas vezes a alimentação do indivíduo está ruim e basta algumas modificações e uma reeducação alimentar para se notar bons resultados.
O excesso de alguns suplementos, como, por exemplo, o whey protein (proteína isolado do leite), bem como o consumo de outros macronutrientes (carboidrato e gordura) pode prejudicar os objetivos desses desportistas. Isso porque as proteínas não podem ser estocadas como combustível de reservas (o que acontece com os carboidratos-glicogênio). Desta forma, se a suplementação não for necessária, como em treinos de baixa intensidade e/ ou volume, acabará ingerindo mais calorias do que necessita, estocando-as sob a forma de gordura.
Se você está se sentindo cansado demais, rendendo pouco nos treinos, sonolento após os treinos, com dores musculares excessivas, uma das razões pode ser uma alimentação ou suplementação inadequada.
A suplementação de maneira intensa não é condição obrigatória para se conseguir atingir bons resultados na musculação. O que o atleta deve buscar é ter uma alimentação adequada em calorias e nutrientes (dentre eles a proteína) para o seu objetivo e intensidade de treino. O uso da suplementação irá depender da disponibilidade de alimentos e da capacidade de suportar a ingestão de acordo com a sua demanda de energia e da necessidade de se obter uma rápida absorção após treinos muito desgastantes.
Por isso, a suplementação varia de pessoa para pessoa, não é uma receita de bolo que todos podem copiar.
Espero ter ajudado!!
Beijos
Fernanda Calil
Comente sua dúvida aqui que a nutricionista responde.
Beijos e até a próxima!