GESTAÇÃO E CUIDADOS COM A PELE
A pedidos, hoje vamos falar sobre alguns cuidados com a pele para as grávidas. Durante a gestação, muitas mudanças metabólicas, endócrinas, imunológicas e vasculares acontecem, a última, em especial, altera diretamente a pele. Estima-se que 75% das gestantes apresentam problemas de pele.
E vocês já devem imaginar quais são os mais comuns, não?! :
- As famosas manchas de pele, que aparecem geralmente nos mamilos, axilas e linha central do abdômen. Boa parte dessas alterações regride com o término da gravidez, mas para isso a gestante precisa do acompanhamento de um profissional. Os Melasmas são as manchas que aparecem especificamente na face e acometem 70% das grávidas.
- As estrias são consideradas a alteração mais temida pelas gestantes, por ser quase inevitável, já que o índice de aparição das tão temidas marcas é de 90% entre as grávidas. Geralmente começam a aparecer no segundo trimestre da gravidez, quando a pele está mais ressecada. O abdômen, mamas e coxas são os lugares mais afetados.
- A acne atinge 25% das gestantes logo nas primeiras semanas de gravidez devido à oleosidade da pele que fica mais acentuada nesse período. É imprescindível a orientação de um especialista para o tratamento da acne, para que a gestante não corra o risco de usar cosméticos, cremes e sabonetes com componentes que possam prejudicar o bebê.
Mas o que fazer se você se encaixa em um desses casos?!
Em primeiro lugar, procurar um dermatologista, pois com exames e análises minuciosas da pele é possível realizar tratamentos que minimizem os problemas que surgirem durante e após a gestação. E vale lembrar que nos caso de grávidas alguns medicamentos e tratamentos não são indicados, então é importante tomar cuidado e nunca se automedicar.
No caso das manchas, a dermatologista poderá indicar cremes clareadores sem substâncias prejudiciais, esfoliações e peelings menos agressivos. É indicado que, mesmo ao final do período gestacional, a mulher prossiga com tratamentos para eliminar as manchas. Usar filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 e evitar exposição ao sol são alternativas que controlam o aparecimento de manchas.
Para as estrias, o que ajuda muito é a hidratação do corpo, consumindo bastante líquidos e também a hidratação da pele com cremes enriquecidos de vitamina E. As propriedades dessa vitamina são preventivas, uma vez que quando elas se instalam não há como reverter, por isso a melhor palavra é a prevenção. Alguns tratamentos melhoram bastante o aspecto da pele como Peelings e tratamentos com alguns tipos de ácido, sempre realizados sob supervisão profissional.
Já para a acne o ideal é usar somente produtos de uso externos, como loções tônicas e de limpeza, prescritas pelo dermatologista.
No geral, vale a visita ao seu médico, que é a pessoa mais indicada para fazer uma avaliação completa da sua pele e indicar os tratamentos condizentes com o seu caso. Assim, as futuras mamães poderão curtir essa fase tão especial se sentindo ainda mais bonitas!! E depois da gravidez também vale a visita a uma dermatologista, para continuar com a pele sempre linda!!
Se vocês quiserem saber mais sobre esse assunto, deixem comentários que responderei todos eles!!
Um beijo e até a próxima!