Ballet

Entenda como são feitos os festivais de balé – Coppélia

escrito por Jéssica Pachá

OIIEEEGENTEE! Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero contar a vocês como é realizado um festival, uma remontagem de um ballet de repertorio.

Começa o ano e eu sempre começo a estudar os repertórios, e para você que não sabe o que é repertorio, é uma obra montada por um grande coreografo com uma linda historia contada através da dança.

Então passo meses estudando essas obras e vendo a melhor maneira que a obra possa se encaixar aos bailarinos que tenho hoje, depois de decidido a obra, chega o momento de entrar dentro da historia, estudar a historia junto com os bailarinas, e fazer essa historia ser real na nossa sala de aula.

Entenda querido leitor, isso não é fácil, são longos meses de estudos ao lado das bailarinas, assistindo a vários grandes balés que já remontaram a obra.

E depois de muito estudo, começa os ensaios, e agora mais estudo por que chega a parte mais difícil,pois você com toda paciência e sabedoria terá que passar aos seus alunos as variações, criar o melhor momento para cada turma.

Tudo acontece dentro do possível, a uns anos atrás eu me descabelava por que queria a perfeição mesmo não existindo, estou falando de meninas e meninos que não vivem apenas para o ballet e tem muitas outras atividades fora da sala de aula, então na medida do possível encontramos o equilíbrio da nossa perfeição.

No final de 2014 apresentamos Copéllia um ballet de repertório de Arthur Saint-Léon, como eu já disse sempre escolho o ballet baseado nos bailarinos e Coppélia foi perfeito para cada bailarino na escolha dos personagens

Coppélia é uma ballet comico- sentimental, publicado em 1815, com estreia em 1870 no Ópera de Paris, a historia se passa em um pequeno vilarejo.

Coppelia-31

Coppelia-49

Coppelia-86

Coppélia é uma boneca feita pelo Dr. Coppelius, mas a historia se passa sem que as pessoas saibam que ela era uma boneca.

Coppelia-15

Swanilda encontra seu namorado mandando beijos a Coppélia que sentava todos os dias na varanda do Sr. Coppelius para ler seu livro, Swanilda com raiva de seu namorado quer entrar na casa do Dr. Coppelius com suas amigas para entender quem era essa Coppélia.

Coppelia-117

Coppelia-141

Coppelia-195

Swanilda descobre que ela era a penas uma boneca, seu namorado Franz entra na casa de Coppelius e acaba sendo enganado por Coppelius que coloca uma poção em sua bebida e o faz cair em um sono muito pesado, enquanto Franz dorme, Coppelius busca em seus livros uma magia que possa dar vida a sua boneca Coppélia.

Coppelia-a-138

Coppelia-a-141

Coppelia-169

A boneca começa a se movimentar, e o que ele não percebe é que a boneca é Swanilda vestida de Coppelia. Em meia a toda essa historia tem muitas risadas e o publico se diverti com Swanilda e Dr. Coppelius.

No final Franz se casa com Coppelia e o Dr. Coppelius volta a sua casa jurando continuar fazendo bonecas.

Coppelia-207

Coppelia-256

Coppelia-215

Coppelia-299

Coppelia-a-228

Coppelia-a-175

Então tentamos encenar e dançar toda essa historia com muito amor e carinho pelo publico que vai nos assistir, tentando a cada espetáculo levar o melhor.

Em coppelia eu contei com a ajuda de um grande artista Andre Perosa, que fez o papel de Dr. Coppelius.

Coppelia-a-243

 

Relembrar e escrever a vocês sobre essa obra é entender como as coisas realmente são possíveis quando se tem dedicação e força de vontade.

Assista o vídeo dos melhores momentos.

As fotos e a filmagem do balé foram feitas pelo trabalho incrível de Gustavo Nappi e a sua equipe. Ficou maravilhoso, um trabalho exemplar.

Gostaram?

Beijos e até a próxima!

Comentários

comentários

sobre a autora

Jéssica Pachá

Meu objetivo com o blog é compartilhar informações do meu modo de ver o mundo, mostrando que o que acredito está ao alcance de todos!